A OLITREM, Indústria de Refrigeração, S.A., está vocacionada para o projeto, produção, assistência e comercialização de equipamento de refrigeração e hotelaria em geral.

Esta empresa, surge como a continuação de uma anterior Empresa, Marecos Lda, cuja origem remonta ao ano de 1964, na cidade de Luanda, Angola, e fundada por Armando Marecos Ferreira.
Durante o período que medeia entre 1964 e 1974, essa Empresa fabricou e desenvolveu equipamento de frio, nomeadamente Frio Doméstico, Frio Comercial, Frio de Transportes e Frio Industrial, tendo atingido grande dimensão e prestígio, ainda hoje reconhecido.
Por razões sociopolíticas, acontece a necessidade da sua recriação, com a designação de OLITREM- Sociedade de Destilação de óleos e Indústria de Refrigeração, S.A. tendo como principal objeto a “Extração de óleos Vegetais para Perfumaria”.
Equipamento de Frio”, passando gradualmente esta a ser a sua principal atividade, e adquire os direitos da Marca Registada “MARECOS”.
Tendo abandonado o projeto de extração de óleos dedica-se totalmente à Industria de Refrigeração fazendo uma atualização de nome e de pacto social, no ano de 1999, para OLITREM, Industria de Refrigeração, S.A., passando a ser sociedade anónima.
Nos últimos anos a OLITREM cimentou o seu lugar nesta área e tem vindo a aumentar consideravelmente a sua quota de exportação, bem como a estabelecer contactos de fornecimento, muito contribuindo para o aumento considerável da faturação o que no momento se verifica.
O seu campo de atuação é essencialmente o Frio Industrial e Comercial, para a Indústria Hoteleira e de Restauração e transportando consigo a experiência que acumulou ao longo de muitos anos de atividade. Conquistando cada vez mais o seu espaço de mercado, o que lhe permite, neste momento ser uma das maiores empresas neste ramo de atividade em Portugal.
A Olitrem – Indústria de Refrigeração S.A., quer continuar a manter e desenvolver a sua posição no mercado onde atua, com um aumento de quota que deverá ser conseguido através de uma melhoria continua dos seus produtos, serviços e introdução de novos modelos.
Dentro deste espirito de crescimento a Empresa não pode ficar alheia ao desenvolvimento do mercado e estar portanto profundamente empenhada em atingir todos os objetivos estabelecidos e tudo fará para os tornar realidade.
Com o objetivo de satisfazer os clientes e melhorar a sua organização interna, a Olitrem obteve a certificação pela norma NP EN ISO 9002 em 2000. Em 2003, a Olitrem obteve a transição do seu sistema de gestão da qualidade pela norma NP EN ISO 9001, alargando o âmbito de certificação a todas as atividades da empresa, sendo este um fator essencial para a continuação da melhoria da Olitrem.
Em virtude das exigências do mercado e para concretização da sua política de melhoria, a Olitrem tem vindo a investir nas suas instalações, equipamentos e produtos.
Devido ao crescimento da Olitrem as suas instalações, passaram de 5.500 m2 para cerca de 10.000 m2.
Atualmente a produção da Olitrem destina-se maioritariamente aos mercados de exportação e está a passar por uma fase de transição, para uma nova referência normativa dos sistemas de gestão de qualidade NP EN ISO 9001:2008
Fruto da estratégia seguida pelo passado, do empenho da Família e do esforço dos seus colaboradores, 2016 deu início a um arrojado plano de investimento em infraestruturas, maquinaria e recursos humanos. Queremos aumentar a nossa capacidade de armazenamento, mas queremos fazê-lo principalmente de forma sustentada em prol dos nossos parceiros.
Em 2016 efetuámos um rebranding na nossa marca registada MARECOS. O novo logotipo incorpora mais de 50 anos de história, de evolução, de estratégica e de investimento, sem perder o legado de onde viemos e como aqui chegámos.
Uma nova imagem, com a Qualidade de sempre.